FSLF vai realizar evento com ênfase na Enfermagem Forense

A Faculdade São Luís de França vai realizar no dia 28/11 a II Amostra e o I Simpósio da Enfermagem Forense, que tem como público alvo os alunos do curso de enfermagem da instituição. O evento é gratuito e vai abordar temas que demonstram a importância da atuação nessa área.

De acordo com a professora Keila Cristina Costa, a FSLF é a única instituição de ensino de Aracaju que possui a disciplina na grade curricular, um campo que está em ascensão e tem cada vez mais reconhecimento no mercado. “A Enfermagem Forense é uma área promissora, e demanda uma boa preparação e dedicação para enfrentar os desafios que surgiram pelo caminho, uma vez que o Campo ainda é muito novo aqui no Brasil, mas é uma área que oportuniza grandes chances na profissão”, declarou.

O enfermeiro forense atua, juntamente com uma equipe multidisciplinar, com assistência aos envolvidos em diferentes casos de violência, o que envolve o atendimento à vítima, familiares, agressor e à sociedade, desempenhando um papel fundamental ao longo de investigações criminais. Seu papel envolve o atendimento às vítimas, identificação de lesões, coleta de evidências, auxiliando no tratamento de vítimas de estupro e de violência doméstica, entre outras atividades.

“Na Enfermagem Forense é fundamental avaliar as condições da ocorrência e ter o cuidado necessário para que a vítima tenha os seus direitos respeitados. E os profissionais especializados na área forense encontram diversas oportunidades no ambiente profissional, sendo possível trabalhar em escolas, presídios, na comunidade, nos hospitais, especialmente no setor de emergência, nos centros de saúde e instituições médico-legais”, explicou a professora Keila.

Para participar basta fazer a inscrição através do Magister. O evento será realizado no Auditório A, do Bloco B, a partir das 19h.

PROGRAMAÇÃO:

18:30 – abertura auditório

19h – formação da mesa e abertura

19:30 às 20h A interdisciplinaridade da enfermagem forense e suas competências técnicas – Enfª. Zenaide C. Medeiros

20 as 20:30- Enfermagem Forense: Da assistência à preservação de vestígios – Enfª. Juliana Musse

20:30 às 21h – Testemunho do enfermeiro Forense nos tribunais – Enfª Irene Ferreira

21:30 – perguntas dúvidas e contribuições gerais

21:40 – fechamento