Pensou em atuar com o Direito Criminal? Saiba mais

O curso de Direito traz muitas opções de atuação para o profissional, uma delas é o Direito Criminal. No dia a dia, a legislação criminal ou penal envolve inúmeras profissões jurídicas, sendo uma das mais populares do segmento jurídico. Juízes, promotores, defensores públicos e advogados são apenas alguns exemplos das diversas opções de carreira.

Para falar um pouco mais sobre essa área de atuação conversamos com a professora do curso de Direito da Faculdade São Luís de França, Eline Mendonça, que falou um pouco mais sobre o segmento. De acordo com a advogada, quem opta por área da advocacia vai estudar o crime, o criminoso, a vítima e o controle social com propósito de prevenção, ressocialização e coibição para cometimento de crimes.

De acordo com a professora Eline, para atuar na área criminal o ideal é começar o mais cedo possível, ou seja, ainda na Faculdade. “É importante que o acadêmico inicie suas experiências antes da conclusão do curso de Direito, dando prioridade aos cursos de extensão e estágios profissionais voltados a essa especialidade. Uma vez concluída a graduação são desejáveis para o mercado aqueles profissionais que permanecerem estudando e se especializando no mínimo com pós-graduação na área”, destacou.

Para atuar no Direito Criminal, a advogada explica que o profissional pode apresentar os mais variados perfis, porque a área é bastante capilarizada. “Por exemplo, aquele que pretender atuar na prevenção dos crimes se estabelecerá na área da pesquisa e extensão. Já os que se identificam como agentes responsáveis pela investigação e prisão buscam integrar o Ministério Público ou a área policial. Não esqueçamos daqueles que se sentem vocacionados para patrocinar a defesa processual de quem comete os crimes e nesses casos estaríamos falando tanto da Defensoria Pública quanto da Advocacia Criminal”, explicou.

A professora também destacou que essa é uma área que sempre vai representar um mercado de trabalho promissor, porque à medida que a sociedade vai evoluindo os crimes e delitos vão ganhando novos contornos e reclamando mais protagonistas cada vez mais especializados.

“Os desafios vão variar de acordo com as funções que o profissional desejar desempenhar. O Advogado Criminalista, por exemplo, enfrenta o desafio de dissociar da sua figura o repúdio pelos crimes que seu cliente cometeu. Infelizmente a sociedade estende a condenação moral pelo cometimento do crime ao Advogado. Por sua vez, os responsáveis pela prevenção e coibição sentem a frustração de constatar que os delitos e crimes ocorrem em velocidade muito superior ao tempo resposta das instituições”, finalizou.

Para começar a construir sua carreira de sucesso na advocacia, o primeiro passo é escolher uma faculdade que tenha compromisso com a formação dos alunos. Na Faculdade São Luís de França você encontra os melhores professores e estrutura.