ProUni, Fies e SiSU já têm datas definidas para 2023

Inscrições dos processos seletivos baseados nas notas do Enem acontecerão entre fevereiro e março deste ano

As notas do Enem 2022 são usadas como critério de ingresso nos processos seletivos so ProUni, do SiSu e do Fies (Acervo/Grupo Tiradentes)

Já estão definidas as datas de inscrição para os processos seletivos de ingresso no ensino superior que são promovidos pelo Ministério da Educação (MEC): o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As seleções nacionais valem para o primeiro semestre de 2023 e terão, como critério de classificação, a nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), que será divulgada em 13 de fevereiro

Os editais completos dos três processos foram divulgados nesta semana pelo MEC e já podem ser consultados no portal Acesso Único do MEC. Em todos eles, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo mesmo Acesso Único.

A primeira seleção a ser aberta será a do SiSU, que seleciona alunos para vagas em institutos, faculdades e universidades públicas, tanto federais quanto estaduais. As inscrições serão abertas no próximo dia 16 de fevereiro e encerradas no dia 24. Já o resultado será divulgado em 28 de fevereiro, na página do Sisu.

Em seguida, será dada a largada no ProUni, que seleciona estudantes para bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades e universidades particulares (incluindo as mantidas pelo Grupo Tiradentes). Nele, as inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março. A primeira chamada dos aprovados será divulgada no dia 7 de março e a segunda no dia 21. Além das notas do Enem 2022, que sairão no dia 13, o ProUni também aceita o resultado do Enem 2021.

Por fim, será a vez do Fies, que concede financiamentos a alunos de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições ocorrem entre 7 e 10 de março, e o resultado da chamada única sai no dia 14 do mesmo mês. Ele é aberto para quem participou de qualquer edição deste 2010 até a mais recente.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC