Não é difícil encontrar gente por aí desejando mais horas no dia, a falta de tempo para executar as tarefas do trabalho, estudos, descanso e lazer, é um problema que vem atingido a maioria das pessoas. Por isso, aprender a gerir o tempo virou algo essencial para produzir mais, se deixar de lado a qualidade de vida.
O primeiro passo para controlar e organizar o nosso tempo é se livrar ou, pelo menos, evitar as distrações. E elas são muitas , notificações, e-mails e redes sociais, são só algumas delas. Ter um melhor controle do seu tempo pode diminuir seu estresse, ajuda a demarcar limites entre trabalho e vida pessoal, melhora a produtividade, entre várias outras vantagens.
Para ajudar nesse controle do seu tempo, trouxemos algumas dicas para você incorporar na sua rotina diária que vão ajudar nesse processo de administração:
1 – Tire pendências da cabeça – ficar pensando no que está por fazer o tempo todo é uma distração e atrapalha sua produtividade. Considere resolvê-las como uma tarefa. Sendo assim, será necessário reservar um horário do dia para dar fim no que incomoda você.
2 – Não procrastine – se você precisa fazer uma tarefa pequena, como concluir um exercício ou enviar um e-mail, faça no momento reservado para isso. A procrastinação é inimiga da gestão de tempo, não enrole!
3 – Classifique as prioridades – como definir o que é importante se tudo parece igualmente importante? Sim, essa impressão é bem comum. Mas você pode usar um sistema de classificação para fazer boas definições.
4 – Delegue – saber delegar tarefas é importante para ter mais tempo para lidar com a parte estratégica da empresa. Essa dica também vale para sua rotina diária em casa ou se você for estudante, quando o assunto forem trabalhos em grupo.
5 – Conheça seus vilões – existem atividades improdutivas que tomam muito o seu tempo e, consequentemente, prejudicam a realização das tarefas que precisam ser efetuadas em determinados prazos.
6 – Saiba dizer ‘não’ – aprender a dizer não, às vezes fazemos atividades que não são nossa responsabilidade e que irão atrapalhar o seu foco e suas priorizações.