MENU
Menu Principal

Nutricionista dá dicas para se alimentar bem e manter a saúde no carnaval 


às 12h44
Compartilhe:

O carnaval está chegando e já tem muita gente de olho nas programações da Folia de Momo. Mas, não é só cair na folia sem pensar no amanhã, mesmo durante a festa é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde. Até porque, os exageros ou uma má alimentação podem prejudicar toda a curtição.

Pensando em ajudar a manter a saúde equilibrada nos dias de carnaval, conversamos com a nutricionista e professora da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que falou um pouco sobre os cuidados essenciais neste período.

“É importante, durante o carnaval, manter uma alimentação equilibrada e fazer a hidratação de uma forma regular e correta para evitar casos de desidratação, já que é uma época do ano muito quente. Além disso, também é recomendável evitar comer alimentos que sejam prejudiciais à saúde e preferir opções saudáveis para manter a energia durante o dia”, explicou a nutricionista.

De acordo com a professora, é importante comer de forma moderada e evitar jejuns muito longos porque eles podem levar a compulsão alimentar posteriormente. “Recomenda-se que sejam evitados alimentos que sejam muito gordurosos, alimentos processados e ultraprocessados, assim como aqueles que são ricos em açúcares, porque eles podem ocasionar desidratação, inchaço corporal e alguns desequilíbrios nutricionais. Como exemplos de alimentos que devem ser evitados eu cito os Fast food, salgadinhos, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso”, destacou.

Uma dica de alimento prático e refrescante são as frutas, elas são ricas em nutrientes e água, que ajudam a manter o corpo hidratado, além de fornecer bastante energia. Para as refeições a nutricionista ressalta a importância das proteínas e grãos. “As proteínas magras que incluem as carnes magras, peixe, frango e feijão devem ser consumidas, porque vão ajudar a manter a sociedade e ajudar a fornecer energia. Os grãos integrais também vão fornecer uma boa fonte de carboidratos complexos e fibras. Também é fundamental não esquecer de tomar água para manter o corpo hidratado e evitar a desidratação, comum a esta época do ano”, afirmou.

Anota aí as dicas da nutri para se alimentar bem e cuidar da saúde no carnaval:

– Beba água de forma regular

– Evite bebidas açucaradas

– Não consuma bebidas alcoólicas de forma excessiva

– Continue a escolher alimentos saudáveis como as frutas, verduras, proteínas e grãos integrais

– Coma de forma moderada e regular: não faça jejuns prolongados e também não aumente a quantidade de alimentos que você está acostumado a comer

– Planeje suas refeições e seus lanches com antecedência, garantindo opções saudáveis para esses dias de festa

– Durma bem: mantenha a qualidade do seu sono pois isso é fundamental para conseguir passar por esses dias de festa.

Compartilhe: