Confira algumas dicas para calouros na faculdade

O período de volta às aulas já está batendo na porta e para quem vai estrear no ensino superior tem aquele misto de sensações. Apesar da alegria da realização do sonho de entrar na faculdade, a ansiedade pode trazer alguns medos.

Pensando em tornar esse momento mais tranquilo e para que você aproveite a experiência como calouro da melhor forma possível, separamos algumas dicas que vão te ajudar:

1 – Localize-se no seu campus – é importante que você saiba onde ficam os principais locais do seu campus, como por exemplo, suas salas de aula, a biblioteca, os laboratórios ou a secretaria do seu curso.

2 – Não tenha medo de socializar – muita gente tem receio de interagir com desconhecidos. Para driblar isso, é crucial lembrar que todo estudante já passou pela fase de calouro. Uma boa tática é começar com perguntas sobre o curso, a instituição e a rotina dos alunos. Aos poucos, com o avanço das conversas, você ficará mais à vontade para trocar ideias.

3- De olho nas oportunidades – lembre-se que você não precisa se limitar às disciplinas da grade curricular, já que muitas instituições oferecem matérias optativas que podem complementar seus saberes. Outras formas de expandir conhecimento e aumentar seus contatos dentro da faculdade, é participar de eventos, palestras, programas de iniciação científica, projetos de extensão e grupos de estudo.

4 – Não se assuste com os trabalhos – muitos estudantes ficam nervosos com o novo ritmo de estudos e bate a ansiedade quando as provas e trabalhos começam a se aproximar. Para não passar por isso, mantenha o hábito de estudar sempre e não acumular matérias. Também pode ajudar, conversar com estudantes de outros períodos sobre as provas e trabalhos para entender melhor como funciona.

5 – Busque ajuda profissional – Caso esteja se sentindo muito ansioso, nervoso ou deprimido, não tenha receio de buscar uma ajuda profissional. Doenças psicológicas atingem uma boa parte dos estudantes e devem ser tratadas de maneira séria. Na Faculdade São Luís de França, os alunos podem procurar o CAPS  lá as pessoas podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais. Anota aí o e-mail no caso de você precisar cap@fslf.edu.br.