Benefícios da amizade para a saúde

Em todo mundo, a data de 14 de fevereiro é conhecida pela comemoração do Valentine’s Day, que equivale ao nosso Dia dos Namorados. No Brasil, esta data comemorativa foi adaptada e se transformou no Dia da Amizade.

Para celebrar esse dia, que tal falar um pouco dos benefícios que uma boa amizade pode trazer para o seu dia a dia? Separamos uma lista que vai fazer você dar mais valor às relações de amizade.

1- Promove saúde – uma pesquisa da Universidade Harvard destacou que o elemento que mais influencia o nível de saúde das pessoas não tem relação com a genética, dinheiro e nem a alimentação. O fator primordial, é a amizade. Acredite ou não, são os amigos. A ciência também já comprovou que manter uma rede de amigos proporciona a redução da tensão e do estresse.

2 – Mais otimismo – compartilhar momentos bons com outras pessoas acaba criando uma onda de energias positivas, se seu amigo é otimista, a chance de você começar a se tornar mais feliz é muito maior. Por isso, manter relações de boas amizades é tão importante, livre-se das amizades tóxicas!

3- Diminuição da depressão – principalmente na fase de crescimento, manter relacionamentos de amizade são fatores muito importantes para se combater a depressão, o isolamento e a baixa autoestima.

4 – Faz bem para o coração – um estudo da Universidade Columbia (EUA) mostrou que nossas emoções, principalmente quando estamos felizes em grupo, influenciam muitos nossos batimentos cardíacos, diminuindo a probabilidade de doenças cardíacas e infarto.