Veja algumas dicas se preparar para o início do semestre na faculdade

Aulas começando a todo vapor, muitas novidades, ansiedade em fazer novos amigos, com as matérias do novo período, enfim, uma janela de oportunidades se abre e é preciso estar preparado. Para isso preparamos algumas dicas de como se organizar nessas volta às aulas para que o semestre seja ainda mais promissor.

1 – Confira o calendário acadêmico – ao consultar o calendário acadêmico, você terá uma visão geral de todo o período e vai poder organizar melhor a sua rotina e as suas folgas. Nele você vai encontrar as datas de provas, editais, eventos importantes, tudo que vai facilitar a organizar o seu plano de estudos.

2 – Cumpra os prazos – desde o início do semestre mantenha o hábito de não acumular trabalhos, matérias para estudar e cumpra os prazos. Entregar todas as tarefas dentro do prazo e não perder data de prova é fundamental para não prejudicar o seu desempenho e encarar uma reprovação.

3 – Busque sempre mais – compartilhe suas descobertas com os colegas de classes e professores. Ao fazer isso você enriquece a discussão, faz networking e auxilia os demais estudantes a ficarem atualizados. Busque ler sobre assuntos além das matérias indicadas no seu curso e sempre que tiver oportunidade participe de palestras e simpósios.

4 – Tenha suas metas estabelecidas – colocar no papel as suas metas semestrais pode lhe ajudar a encontrar um caminho mais fácil e eficiente para alcançá-las. Além disso, é uma forma de dar mais motivação.

5 – Planejamento financeiro – a gente sabe que a vida financeira do estudante não é fácil, mas pode ficar menos difícil se tiver planejamento. A vida universitária pode lhe demandar alguns gastos financeiros inesperados, especialmente aqueles relacionados com material, livros, xerox, alimentação, por isso, é preciso organização. Pense nos benefícios que a graduação vai te trazer a longo prazo e que qualquer dificuldade que possa aparecer será recompensada lá na frente!