MENU
Menu Principal

Câncer infantil: diagnóstico precoce é fundamental para a cura 


às 17h34
Compartilhe:

A data de 15 de fevereiro ganhou destaque no calendário para dar voz à Luta Internacional contra o Câncer Infantil, que atualmente no Brasil, é a maior causa de morte na infância, depois de acidentes. Por isso, a necessidade de disseminar o conhecimento sobre os sintomas, que devem ser notados pelos familiares e pelos profissionais da saúde.

Alguns dos sintomas que devem acender o alerta são: palidez, cansaço, recusa de se alimentar, manchas roxas pelo corpo, sangramentos, dores de cabeça, vômito ao acordar, perda de peso, febre oscilante, dor ao caminhar e , até mesmo, o excesso de colo deve ser observado de forma mais atenta.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% das crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, disponíveis em todo o Brasil, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro ponto importante na prevenção ao câncer infantojuvenil e que merece destaque entre os pais e responsáveis por crianças e adolescentes, é manter as vacinas em dia. As vacinas contra a hepatite e contra o HPV, por exemplo, podem prevenir contra alguns tipos de câncer e estão disponíveis na rede pública.

Compartilhe: