Para quem estuda psicologia ou gosta do tema, um assunto interessante é o estudo da psicologia das cores. Já ouviu falar? Pois é, nada mais é do que um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções.
A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria. Cada um desses sentimentos é representado por uma cor, sendo que estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, de acordo com os estudos da psicologia.
Saber o que cada cor pode provocar também pode ser uma ferramenta para outras profissões, como por exemplo, arquitetos e publicitários. Profissionais de marketing sabem disso muito bem e, na hora de aprovar uma campanha, avaliam também a relação de cores e tons que fazem parte da mensagem visual atrelada ao produto ou serviço que está sendo vendido.
As cores são elementos que não só dão vivacidade às peças e campanhas publicitárias, como fortalecem a identidade visual da marca. Diante de algumas cores, a percepção das pessoas tem um impacto importante que conduz à aceitação ou a uma reação negativa. Por isso, as cores funcionam como um catalisador para que as estratégias de marketing tenham os resultados desejados.
Na arquitetura o princípio é o mesmo, as sensações provocadas pelas cores são levadas em consideração na hora do profissional pensar na decoração de determinado ambiente, levando em consideração a finalidade e o que o cliente deseja.