MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas que podem ajudar quem vai estudar para concurso público 


às 16h28
Female student doing homework, view from above
Female student doing homework, view from above
Compartilhe:

Passar em uma prova de concurso público ainda é o objetivo de muita gente, mas essa não é uma tarefa das mais fáceis, já que essas provas exigem muito estudo e organização, principalmente aquelas que são mais visadas. Apesar do aumento na concorrência, nos últimos meses também aumentaram os editais abertos em todo o país.

Devido à complexidade das provas, não basta abrir os livros e começar a ler, o primeiro passo é justamente fazer um plano de estudo para concurso. Por isso, separamos algumas estratégias que vão ajudar você a montar um plano de estudo para passar em um concurso público.

Passo 1 – Entenda sua rotina – se você precisa de separar algumas horas para focar seriamente nos estudos, o primeiro passo é entender sua rotina e colocar em uma planilha. Leve em consideração todos os tipos de atividades, até mesmo o tempo gasto mexendo nas redes sociais, e classifique por importância. Assim vai conseguir estimar o tempo real gasto com cada atividade e perceber o que é necessidade do que pode ser deixado de lado.

Passo 2 – Defina as horas de estudo – dentro da sua rotina e das suas possibilidades, defina quanto tempo você pode realmente dedicar aos estudos, mais do que a quantidade de horas, é preciso que esse tempo seja de qualidade. Para conseguir aproveitar melhor seu tempo e definir a maior quantidade de horas para o estudo, use sua planilha de rotina e veja o que realmente é necessário e onde pode retirar atividades e incluir o estudo.

Passo 3 – Defina o que você vai estudar – Com horário definidos é preciso saber o que é importante estudar. Se o edital já saiu, confira o conteúdo programático e separe as disciplinas que serão abordadas. Dessa forma, você sempre poderá voltar e olhar qual assunto deverá ser estudado no dia. Se ainda não foi lançado o edital, busque por certames anteriores e faça o mesmo processo.


Passo 4 – Monte cronograma – Crie uma planilha no computador e monte um cronograma diário de estudos, liste as disciplinas listadas por nível de prioridade e calcule quanto tempo terá para estudar, para distribuí-las no seu cronograma. Por exemplo, se na parte da tarde você tem três horas livres para estudar, use duas para uma disciplina mais importante e a terceira para algo mais simples. 


Passo 5 – Tenha conhecimento de técnicas de estudo – Existem algumas técnicas que você pode adotar no seu cronograma de estudo para aproveitar melhor o seu tempo, como a criação de resumos e mapas mentais. Faça marcações em textos, intercale os estudos, responda questões de provas anteriores e simulados, e não deixe para estudar apenas uma matéria por dia, isso pode atrasar seu cronograma.  

Compartilhe: