Entenda o que é um estágio supervisionado e estágio não obrigatório

O administrador e auxiliar administrativo desempenham funções diferentes, mas que se complementam e são vitais para o sucesso de uma empresa (Fauxels/Pexels)

O estágio supervisionado é um momento do curso de graduação que possibilita o aluno colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. Seja ele obrigatório ou não, o estágio deve seguir a Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008.

Em muitos cursos, esse tipo de estágio faz parte da grade curricular, como outras disciplinas. Sendo assim, o estudante precisa cumprir a carga horária estabelecida para que possa receber o seu diploma e, de fato, estar formado.

Além dos estágios obrigatórios, que são aqueles que para serem realizados devem estar contemplados na matriz curricular do curso estudado e o aluno deve estar devidamente matriculado na disciplina de estágio, tem também o não obrigatório, onde o aluno basta estar devidamente matriculado na graduação.

Seja ele obrigatório ou não, o estágio é uma oportunidade do aluno já ir adquirindo experiências profissionais durante a sua vida acadêmica, pois aplica a teoria aprendida em sala de aula na prática profissional à qual está inserido.

Se você está em busca de um estágio, veja algumas dicas que podem ajudar:

1 – Prepare seu currículo com cuidado – inclua suas habilidades, mas sem cair nos clichês. Mostre quais os seus diferenciais e como eles compensam a falta de experiência. Adicione, ainda, suas atividades extracurriculares, como projetos de extensão, pesquisa e monitoria. E nada de colocar mentiras no currículo, seja verdadeiro!

2 – Faça contatos – a indicação é um método cada vez mais comum de contratação das empresas. Converse com quem é da sua área e mantenha o contato.

3 – Mantenha-se informado – em uma entrevista de estágio o seu conhecimento técnico não é o único fator a ser avaliado. Mesmo em um estágio interno, você será avaliado por quanto entende da área e conhece da atuação. E, principalmente, esteja sempre atualizado sobre as necessidades e expectativas da empresa.