MENU
Menu Principal

Nutricionista dá dicas para absorver melhor os nutrientes dos alimentos 


às 13h02
Compartilhe:

O nosso corpo precisa de vitaminas, minerais, proteínas e outros para o seu bem-estar, mas será que o seu organismo está absorvendo esses nutrientes da maneira correta? A absorção de nutrientes depende de uma série de fatores, afinal, nem tudo o que você come é aproveitado pelo seu corpo como deveria.

Para falar sobre o tema conversamos com a professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que deu algumas dicas de como potencializar a alimentação.

De acordo com a nutricionista, a primeira dica é fazer a mastigação adequada, pois dessa forma fazemos com que a quebra inicial dos alimentos seja feita de forma adequada. “Os pedaços menores ajudam a facilitar o processo de digestão e, por consequência, da absorção dos nutrientes. Consumir as refeições de forma fracionada também pode ajudar a digerir melhor os alimentos. Coma quantidades menores, divididas em mais vezes ao longo do dia”, destacou.

A profissional também orienta que as pessoas evitem comer alimentos processados e bebidas alcoólicas, pois eles podem atrapalhar o processo digestório e de absorção. E para aumentar a absorção do ferro, por exemplo, uma dica é comer alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e vegetais folhosos, que ajudam a absorver melhor o nutriente.

A professora também destaca que os próprios alimentos podem interferir na absorção, são os chamados fatores antinutricionais, que são substâncias naturais presentes em alguns alimentos que podem interferir na digestão e absorção de nutrientes.

“O ácido fítico, por exemplo, presente em grãos e sementes, pode se ligar a minerais como ferro e zinco, dificultando sua absorção pelo corpo. Já as lectinas, encontradas em leguminosas como feijão e soja, podem interferir na absorção de nutrientes e causar irritação no trato gastrointestinal. Em pequenas quantidades, esses fatores não são prejudiciais, mas algumas técnicas culinárias, como o remolho e a fermentação, podem ajudar a reduzir os efeitos dos fatores antinutricionais em alguns alimentos”, finalizou. 

Compartilhe: