MENU
Menu Principal

Fisioterapeuta orienta sobre cuidados antes de começar a praticar atividades físicas 


às 11h44
Compartilhe:

Os benefícios que os exercícios físicos associados a uma boa alimentação trazem para nossa saúde é algo que todos já sabem. Porém, ao decidir iniciar qualquer tipo de atividade física é de extrema importância tomar alguns cuidados para evitar lesões e outros contratempos.

Sobre o assunto, conversamos com o professor do curso de Fisioterapia da Faculdade São Luís de França, Lucas Rego, que destacou a importância de passar por consultas por um médico e fisioterapeuta antes de iniciar a prática das atividades.

“Primeiro é preciso verificar se está bem cardiologicamente falando, ou seja, verificar a pressão, como está o coração, porque essas atividades exigem muito do corpo. Importantíssimo também é a consulta com o fisioterapeuta antes de iniciar o esporte, pois ele vai conseguir detectar alterações de padrão de movimento, alterações na coluna que podem levar a lesões no decorrer das atividades. Então antes de iniciar qualquer atividade é interessante consultar o físio e realizar exames médicos para evitar riscos na execução”, explicou.

Outra dica do profissional é começar passo a passo, sem pular etapas, com menor carga e tempo, para que o corpo e organismo consigam se adaptar às mudanças e a pessoa possa evoluir.

De acordo com o fisioterapeuta, o grande erro que muitas pessoas cometem é não se preparar, sair do sedentarismo extremo para iniciar uma atividade de alto impacto. “Esse é um grande erro que vai propiciar risco a lesões. É interessante que antes de iniciar esse tipo de atividade a pessoa faça um trabalho de fortalecimento muscular, condicionamento físico, em uma academia, hidroginástica, para que seu corpo vá de certo modo se preparado para entrar com esses impactos. Se você é totalmente sedentário e quer passar para um nível de alto impacto irá sofrer lesões grandes”, relatou.

Sobre as lesões causadas por exercícios mal executados, Lucas Rego, explica que podem ser diversas, como por exemplo, em coluna, joelho e ombros. “Qualquer exercício e atividade corre risco de ter lesão se não for bem orientada e praticada, quanto mais a pessoa for cuidadosa na execução menos probabilidade de ter essas lesões”.

O fisioterapeuta também ressalta que qualquer atividade física que tenha impacto é extremamente benéfica, porém, é preciso escolher bem os profissionais que vão te auxiliar para evitar problemas. “A lesões são naturais do esporte, mas o que sempre falamos é que um exercício bem preparado, bem orientado e executado dificulta muito que as lesões ocorram. Nesses esportes de manutenção tipo crossfit e musculação, se bem orientados, é bem difícil que as lesões ocorram. O maior cuidado é procurar bons profissionais para ser orientado por pessoas que tenham qualificação nas atividades que você quer desenvolver”, finalizou. 

Compartilhe: