Gestão Escolar: veja como funciona essa área da Pedagogia

As regras de comum acordo entre alunos e professores para uso do celular dentro da sala de aula tem grandes chances de serem respeitadas (RODNAE Productions/Pexels)

Para quem pensa em seguir a carreira na Pedagogia, uma opção é a área de Gestão Escolar. Um segmento com bastante demanda e com uma atuação de bastante destaque dentro da área de Educação. Esse é o tipo de profissão que gera impacto na vida das pessoas e exige identificação com a área e dedicação.

A primeira coisa que um gestor escolar deve saber é que a profissão requer um planejamento estratégico eficiente para garantir o crescimento da instituição e a manutenção da qualidade dos serviços prestados. Por isso, é uma área que traz desafios diários, como a motivação do corpo docente e o estímulo de competências dos alunos.

Outro ponto importante sobre a Gestão Escolar é que ela se divide em 6 pilares que buscam a autonomia administrativa, financeira, pedagógica e a otimização de tempo e processos nas instituições de ensino regular e cursos. Esses pilares são: Gestão Escolar Pedagógica, Gestão Escolar Administrativa, Gestão Escolar Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de comunicação e Gestão de tempo e Eficiência dos processos.

Já deu para perceber que para atuar nesse segmento é preciso de muito estudo e uma visão ampla sobre diversos aspectos. Para iniciar o caminho com o pé direito, é muito importante fazer a escolha certa na hora de escolher a instituição de ensino onde vai cursar o ensino superior, na Faculdade São Luís de França o curso de Pedagogia conta com a melhor estrutura e uma equipe docente qualificada.