MENU
Menu Principal

Fé e cultura: veja as principais manifestações da Semana Santa em Sergipe 


às 13h07
Compartilhe:

A Semana Santa é um dos períodos mais importantes nas tradições cristãs e além de muitas demonstrações de fé, também é possível perceber manifestações culturais características de cada local. Em Sergipe, algumas manifestações são marcantes e nesse texto trouxemos um pouco dessa programação:

No município de Laranjeiras, distante 22 km de Aracaju, esse é um período de muita festividade, missas, procissões e manifestação de devoção. Na cidade, toda a demonstração de fé da população e visitantes ganha um toque ainda mais especial por se tratar de um local histórico, com ruas de pedras, casarões e igrejas centenárias.

Em São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, a fé também se mistura com a tradição. Lá acontece um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, que volta a ocorrer no dia 06 de abril. A Procissão do Fogaréu não era realizada desde 2019 em decorrência da pandemia da covid-19.

O evento é realizado de forma independente pelo grupo G12 (grupo formado por homens que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), e deve contar com cerca de 250 homens. O início ocorre às 18h com uma missa celebrada na Igreja Nossa Sra. da Vitória, na Praça da Matriz.

No município de Nossa Senhora das Dores, o destaque é para a Sexta-feira da Paixão, tradição reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. A cidade é uma das poucas no Brasil que realiza em um único dia quatro procissões: Via Sacra ao Cruzeiro do Século, Procissão do Madeiro, Procissão do Senhor Morto e Procissão dos Penitentes. Manifestações que reúnem milhares de fiéis dos quatro cantos do estado.

Outra tradição presente nos quatro cantos do estado é a queima do boneco de Judas no Sábado de Aleluia. A malhação do Judas, como é conhecida, garante diversão e também uma renda extra para aqueles que produzem e vendem os bonecos.

Compartilhe: