Nutricionista fala sobre os benefícios do consumo de peixe para a saúde

No período da quaresma o peixe ganha destaque na hora da escolha do cardápio, com a chegada da Semana Santa essa preferência aumenta ainda mais e muitas pessoas só consomem este tipo de carne no período. Além de seguir a tradição, a escolha do peixe pode trazer muitos benefícios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pescado ao menos de uma a duas vezes por semana.

Conversamos com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da FSLF, Júlia Franco, que falou um pouco sobre os benefícios desse alimento. “A carne do peixe tem a presença de ácidos graxos ômega-3 em sua composição, especialmente o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), que são importantes para a saúde”, afirmou.

Ainda segundo a profissional, estudos científicos demonstram que o consumo desses ácidos graxos ômega-3 está associado a uma redução significativa do risco de doenças cardiovasculares, incluindo arritmias cardíacas, aterosclerose e hipertensão arterial, além de ter efeitos benéficos em relação a outras doenças crônicas, como diabetes tipo 2, câncer e doenças neurodegenerativas.

Além disso, os peixes são uma fonte de proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais, tornando-os uma excelente escolha para uma dieta saudável e equilibrada. “Para que os benefícios do consumo de peixes sejam alcançados, é importante que eles sejam incluídos na alimentação de forma regular e equilibrada. A recomendação é que o consumo de peixes seja de, pelo menos, duas porções por semana, sendo cada porção correspondente a cerca de 100 a 150 gramas de peixe”, destacou.

A nutricionista também ressaltou que é importante variar os tipos de peixes consumidos, pois cada espécie possui quantidades diferentes de ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes. “Os peixes podem ser incluídos na alimentação de diversas formas, como grelhados, assados, cozidos ou em preparações como ensopados e moquecas. É importante evitar preparações fritas ou empanadas, que adicionam calorias e gorduras indesejadas à refeição”, finalizou.