Saiba como é a Pedagogia Social

Um bom apoio educacional, familiar e participação em atividades colaboram no desenvolvimento de quem tem transtornos de aprendizagem (Jason Sung/Unsplash)

Já ouviu falar em Pedagogia Social? Se você pensa em trabalhar na área da educação, esse é um segmento muito valorizado, uma tendência do mundo contemporâneo que pode trazer boas oportunidades para o pedagogo.

Para quem vai atuar na área, a missão é construir uma proposta de ensino inclusiva, capaz de estabelecer um compromisso mais humanizado na educação. Por vários fatores, a educação tradicional, muitas vezes, falha em cumprir essa tarefa, deixando muitas pessoas de fora, como quilombolas, mulheres e indígenas.

Ao pedagogo que vai atuar nesse segmento, cabe conduzir e construir propostas de educação social, que são importantes para as várias culturas e saberes da convivência humana, tentando promover a realização de cada pessoa no contexto em que se encontra.

Além da atuação em escolas, como diretor, coordenador ou professor, o pedagogo social também pode trabalhar em workshops e palestras para profissionais da educação ou estudantes, centros de pesquisa, comitês de formulação de políticas públicas, etc.