Veja algumas dicas que podem ajudar na escolha da sua segunda graduação

Se você pensa em mudar totalmente de área ou quer incrementar a sua carreira, pensar em uma segunda graduação pode ser o caminho. Mas diante das possibilidades, o que fazer? Além de pensar em algo que traga prazer no seu dia a dia, também é preciso pensar no mercado, por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar.

1 – Considere o tempo de duração – é bom ter consciência de que a ampliação do leque de possibilidades profissionais é proporcional ao tempo de duração até que esse novo diploma esteja em suas mãos. Também é bom lembrar que o investimento em tempo, dedicação e a parte financeira devem ser planejados.

2 – Os desafios e dificuldades virão – como toda decisão ela vai trazer bônus, mas também haverá momentos difíceis. Toda graduação tem seus altos e baixos, se você se decepcionar com uma disciplina, tente não jogar seus planos para o alto e insistir mais um pouco no curso. Uma dica é você analisar ambientes de trabalho e conversar com profissionais da área que pretende ingressar, dessa maneira você não cria uma falsa expectativa e nem sairá frustrado.

3 – Cuidado com as opiniões – geralmente quando comunicamos uma decisão para amigos e familiares surgem algumas opiniões que podem divergir com a sua e acabar tirando a sua coragem. Por isso, não se esqueça de que cada pessoa tem um modo de pensar diferente das outras e se você estudou sobre o mercado de trabalho, os desafios da profissão e entrou em contato com profissionais da área, significa que tem informações o suficiente para colocar na balança junto com a opinião alheia.

4 – Converse com profissionais – no LinkedIn é possível encontrar uma ferramenta de aconselhamento profissional. Basta criar uma conta na rede e então abrir um chamado para receber feedbacks e orientações de pessoas que atuam na sua área de interesse ou que tenham experiência em Recursos Humanos. A função dessa ferramenta é promover uma troca de conhecimento que ajude você a entender caminhos, cenários e possibilidades no seu campo profissional.

5 – Observe as profissões do futuro – antes de encarar um novo vestibular ou outro processo de seleção para a universidade, faça uma lista das tendências no mercado de trabalho, nada melhor que escolher uma área capaz de absorver muitos profissionais e gerar grandes oportunidades no futuro.

Na Faculdade São Luís de França o processo para ingressar na segunda graduação é bem simples, clique aqui e confira.