Saiba como é o papel do pedagogo no ambiente hospitalar

Quando pensamos na Pedagogia costumamos imaginar que a atuação se resume às unidades de ensino, mas esse pensamento não está correto. O pedagogo também pode atuar no ambiente hospitalar, auxiliando crianças e adolescentes que precisam ficar muito tempo internados.

Como o Pedagogo é formado para lecionar diferentes disciplinas, como Português, Matemática, Biologia e Ciências, de forma geral, ele terá habilidade para lidar com alunos das mais variadas idades e formações.

Para os pacientes a atuação do pedagogo dentro do hospital é muito benéfica, pois as aulas funcionam como uma forma de voltar à rotina que tinham antes da hospitalização. Dessa forma, o papel do profissional vai muito além do que ensinar, a parte emocional também é um pilar muito importante.

O pedagogo hospitalar trabalha diretamente no hospital ou no domicílio do paciente, e é o profissional encarregado de: consultar o médico responsável para confirmar se o paciente está apto para receber atendimento pedagógico; conversar com a família sobre o atendimento pedagógico ao paciente-aluno; coordenar e acompanhar as equipes de professores encarregados de realizar atendimento hospitalar e domiciliar; avaliar se as atividades sugeridas pelos professores estão adequadas ao paciente; acompanhar o progresso acadêmico da criança ou adolescente.

Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar. Também é essencial adquirir conhecimentos sobre doenças, rotinas, práticas e técnicas hospitalares para preservar a sua saúde e a do paciente-aluno.