MENU
Menu Principal

Dia do Trabalhador: você sabe porque é uma data que devemos celebrar? 


às 16h58
Compartilhe:

Próxima segunda-feira, 1º de maio, é feriado. Isso, mas você sabe o que temos para comemorar nesta data, além do dia de folga? A comemoração do primeiro de maio como Dia do Trabalhador é realizada em mais de 80 países ao redor do mundo, ela remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886. Esses movimentos trabalhistas haviam surgido como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.

Aqui no Brasil, esses direitos chegaram de forma mais tardia e para falar sobre o assunto o professor da disciplina de Direito do Trabalho, do curso de Direito da Faculdade São Luís de França, Bernardo Cecílio, conversou com a gente e contou um pouco dessa história.

O professor destacou que, por aqui, o Dia do Trabalhador passou a ser instituído a partir do ano de 1925, porém somente na Era de Getúlio Vargas é que se passou a ter melhorias. “Foi nesse período da Era Vargas, em 1940, na data de 1º de maio que foi instituído o salário mínimo no país. Além disso, essa mesma data, mas no ano de 1941, foi utilizada para a criação da Justiça do Trabalho. A própria CLT também foi criada em um 1º de maio, mas em 1943. Então, esse dia é dia de comemorar, pois o Dia do Trabalhador é uma data de marcos”, afirmou.

A importante data comemorativa também foi lembrada pela professora Flávia Goes, que ressaltou o que ainda precisa ser feito quando se fala de direitos dos trabalhadores brasileiro. “Essa é uma data que todo trabalhador deve celebrar os direitos e garantias conquistados e resguardadas pela constituição de 1988. Ainda temos um longo caminho de combate a discriminação racial e LGBTQIA+ no trabalho, enfrentamento ao trabalho infantil, mas acredito que estamos no caminho certo e que vamos conseguir uma sociedade mais justa e igualitária no ambiente de trabalho”, finalizou.

Compartilhe: