MENU
Menu Principal

Confira algumas dicas de alimentos que vão ajudar na sua imunidade 


às 11h14
Compartilhe:

O período do outono é propício para a circulação dos vírus e com isso, adultos e crianças estão sujeitos a adoecerem com mais facilidade. Por isso, cuidar da imunidade do corpo é essencial e isso pode ser feito com pequenos hábitos, a começar por uma boa alimentação.

Para cuidar da saúde é importante se alimentar com frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano. Além disso, para manter a imunidade mais forte, é preciso tomar cuidado com alimentos industrializados, assim como açúcares e álcool, por exemplo.

Alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são:

1. Batata doce – além dos benefícios para aqueles que querem ganhar massa muscular, a batata doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

2 – Própolis – o própolis também é um bactericida natural e tem forte ação anti-inflamatória. Ele pode ser alcoólico ou não alcoólico. O primeiro tem ação mais potente, mas não é indicado para gestantes, crianças e pessoas com alguma restrição ao álcool.  O consumo pode ser feito de várias formas, é possível colocar na água e fazer inalações com o vapor, utilizar na hora de realizar gargarejos, diluir em chás ou até mesmo tomar puro. Lembre-se da quantidade diária indicada: 15 gotas para adultos e, para crianças, de 3 a 5 gotas, mas recomendamos que consulte a orientação de um profissional de saúde.

3. Alho – o principal componente do alho é a alicina, que possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. O ideal é consumir o alimento cru, pois o calor pode desativar os seus compostos, perdendo com isso a eficácia.

4. Frutas cítricas – as frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

5. Gengibre – é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumida na forma de chá ou em cápsula.

6 – Salmão – rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular. 

Compartilhe: