Veja algumas curiosidades sobre a Psicologia

A graduação em Psicologia tem atraído cada vez mais estudantes. Foi uma profissão que ganhou muita visibilidade após a pandemia , já que muitas pessoas desenvolveram transtornos de ansiedade. E também foi no pós-pandemia que a importância dos cuidados relacionados à saúde mental ficaram ainda mais em evidência.

Se você tem interesse pela área ou já começou a graduação, separamos algumas curiosidades sobre o curso e a profissão:

1 – Tem estágio obrigatório – com o estágio o aluno consegue se preparar para realizar um bom trabalho após a formatura. Este é o momento em que o estudante consegue aliar todo conteúdo das aulas práticas e teóricas, além de ter a oportunidade de trabalhar com profissionais já formados. Na Faculdade São Luís de França os alunos do 9º e 10º período podem estagiar na que além de funcionar enquanto instituição de formação das atividades da Psicologia como ciência e profissão, também fará atendimentos gratuitos à comunidade.

2 – Psicologia não é a mesma coisa que Psicanálise – a psicanálise é uma especialização da área da Psicologia. E a Psicologia estuda os comportamentos, os processos mentais do ser humano e suas interações.

3 – Possibilita inúmeras atuações –  a Psicologia é uma área responsável por estudar os processos mentais, e esse conhecimento pode ser utilizado de diversas maneiras profissionalmente. Algumas das possibilidades de atuação e pós-graduação são: Psicologia do Trabalho, Neurociência, Psicologia Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, entre outras.

4 – Estudar Psicologia não é o mesmo que fazer terapia – a psicologia pode auxiliar quem cursar a desenvolver o autoconhecimento, e só. Se você pensa que esse curso será equivalente, ou melhor, para sua saúde mental, não é bem assim!

5 – Muito mais que ajudar o próximo – escolher a área por ser uma pessoa com empatia e que pensa em ajudar o próximo, não faça isso. Diminuir o sofrimento do outro é apenas um dos objetivos da psicologia, mas ela é uma ciência que precisa ser estudada. Amor ao próximo não pode ser fator decisivo na opção por esse curso.