Ao entrar na faculdade nos deparamos com muitas mudanças e uma delas é a forma de entregar os nossos trabalhos. Nos trabalhos acadêmicos as normas usadas são da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país.
Diante de tantas regras, você pode se perguntar, mas para que isso? A resposta é simples, padronizar processos é a garantia de que algo pode ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa. Se você acabou de ingressar no Ensino Superior fique tranquilo que vamos mostrar algumas dicas. A primeira delas é configurar o documento do Microsoft Word ou Google Docs e escrever o texto já de acordo com as normas.
Divisões de trabalhos segundo a ABNT
Elementos pré-textuais – Capa – Folha de rosto – Resumo – Sumário.
Fazem parte ainda dos elementos pré-textuais, porém não são obrigatórios: Dedicatória, agradecimentos, epígrafe, abstract (resumo ou apresentação) e lista (ilustrações, tabelas, siglas). Esses itens são contados, mas suas páginas não devem ser numeradas.
Elementos textuais – Introdução – Desenvolvimento – Conclusão.
Elementos pós-textuais – Bibliografia – Anexos e apêndices.
Margens
· Esquerda: 3 centímetros
· Superior: 3 centímetros
· Direita: 2 centímetros
· Inferior: 2 centímetros
Numeração de páginas
A contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algarismos são inseridos sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Fonte
As fontes que devem ser utilizadas nos trabalhos acadêmicos são Arial ou Times New Roman. Para facilitar a leitura, não se devem utilizar quaisquer detalhes estéticos. Para texto e títulos, deve-se utilizar o tamanho 12. A cor deve ser preta no texto, mas é possível usar outras cores no caso de ilustrações.
Espaçamento
O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas em todo o trabalho, exceto para:
· ficha catalográfica;
· natureza do trabalho (trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação, tese, etc.);
· objetivo (aprovação em determinada disciplina, obtenção de grau, como bacharel, especialista, mestre e doutor);
· citações diretas que tenham mais de 3 linhas;
· notas de rodapé;
· tabelas e legendas das ilustrações.
Nesses casos, deve-se usar espaçamento simples.