MENU
Menu Principal

Veja algumas técnicas para deixar a leitura mais dinâmica 


às 15h21
As provas do Vestibular de Bolsas 2023 serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro e sua aplicação será on-line, em link a ser disponibilizado (Adobe Stock)
As provas do Vestibular de Bolsas 2023 serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro e sua aplicação será on-line, em link a ser disponibilizado (Adobe Stock)
Compartilhe:

A rotina de estudos é desgastante e algumas pessoas sentem a necessidade de novas técnicas para que não caiam na monotonia. Conhecer as melhores técnicas de leituras e criar um método próprio é a melhor coisa para você fazer, pois assim você vai passar a aproveitar melhor todo conteúdo, até mesmo quando estiver lendo nas horas vagas.

Antes de falar das técnicas de leitura , é bom você entender que existem dois tipos de leitores, o passivo e o ativo. A diferença é bem simples. Sabe quando você faz uma leitura e chega ao final e se dá conta que apenas leu, mas não sabe de nada do conteúdo? Esse é um tipo de leitura passiva, apesar de ter lido, não houve nenhum tipo de atenção e compreensão do assunto, ou seja, estava voando. Na leitura ativa, você está comprometido com aquilo que lê, sua mente se mantém alerta, questionando e refletindo.

Agora vamos às técnicas que vão te ajudar a aproveitar melhor a leitura:

1 – Skimming – é uma das técnicas de leitura quando você “passa os olhos” pelo texto, apenas para pegar a ideia geral do material, de forma a economizar tempo. Pode ser usada antes de fazer uma leitura mais aprofundada, quando você quer verificar se aquele material serve para o que você está procurando.

2 – Scanning – o nome já é bem sugestivo e dá uma dica do que se trata essa técnica. Ela consiste em “escanear” o texto, em geral para encontrar uma informação específica ou para identificar os pontos mais importantes, as palavras-chaves, como quando queremos fazer um resumo.

3 – Leitura detalhada – essa técnica exige paciência e um pouco mais de dedicação, pois será necessário fazer diversas anotações e, possivelmente, consultar um dicionário. Essa técnica de leitura é mais indicada em casos como: artigos acadêmicos, textos opinativos, relatórios médicos e poesia, por exemplo.

4 – Leitura ativa – discuta com o livro, isso mesmo, você deve interagir com aquilo que está lendo, e não apenas aceitar. Quando você questiona, está transformando informação em conhecimento. Para otimizar seus estudos, formule perguntas ao final de cada capítulo. Essas perguntas devem conter aspectos que englobam vários pontos da leitura.

Compartilhe: