MENU
Menu Principal

Conheça algumas das principais abordagens da Psicologia 


às 15h30
Woman designer creative idea website designer Draw outline and develop applications on smartphone.
Woman designer creative idea website designer Draw outline and develop applications on smartphone.
Compartilhe:

Se você está pensando em qual curso ingressar na faculdade e já pensou na Psicologia, essa é uma ótima opção. Para entrar no clima da carreira e te ajudar nessa decisão, um dos primeiros ensinamentos que você pode ter é que existem diversas abordagens da Psicologia.

Para te ajudar a ter uma noção do que você vai encontrar caso escolha pela área de estudo, separamos as quatro principais abordagens para já ir se familiarizando.

1 – Psicanálise – certamente você já ouviu falar nela, podemos dizer que essa abordagem é a mais conhecida, e foi desenvolvida Sigmund Freud . O conceito central do pensamento freudiano é o inconsciente. Segundo ele, muitas das emoções e dos comportamentos humanos têm causas desconhecidas pela pessoa, já que estão fora do nível da consciência racional. Nesse contexto, fazer terapia com um psicanalista permite que o paciente conheça melhor seu inconsciente e compreenda o que vive de maneira mais profunda.

2 – Psicologia comportamental – essa é considerada a linha de tratamento mais diretiva, pois foca no comportamento observável e tem o objetivo claro de modificar padrões de vida do paciente. Também conhecida por Behaviorismo, foi desenvolvida principalmente pelos teóricos Watson e Skinner. A terapia com um psicólogo comportamental se baseia na análise do comportamento do paciente e visa perceber e transformar aqueles que são disfuncionais, ou seja, que trazem dificuldades e sofrimento para a pessoa.

3 – Humanismo – uma das principais características do humanismo é o foco no momento presente. Nessa abordagem, o papel do terapeuta não é o de tratar neuroses ou identificar as causas de um problema, e sim o de proporcionar um ambiente acolhedor para que o indivíduo consiga crescer e alcançar o melhor de si. Um dos conceitos centrais da Psicologia humanista é a aceitação incondicional. 

4 – Terapia Cognitivo-comportamental – é uma abordagem bastante diretiva e que pode ser aplicada em todos os tipos de transtornos com efetividade. O terapeuta cognitivo avalia os padrões e esquemas mentais do paciente até chegar à sua crença central, que dá origem às disfunções comportamentais. A partir das técnicas cognitivo-comportamentais, o terapeuta propõe uma reestruturação cognitiva e ajuda o paciente a modificar suas crenças e assumir um novo repertório de pensamentos e comportamentos.

Compartilhe: