MENU
Menu Principal

 Veja alguns passos para iniciar sua educação financeira 


às 17h27
Compartilhe:

A maioria das pessoas já passou ou passa por dificuldade quando o assunto são as finanças. Por isso, você já parou para pensar na importância da educação financeira pessoal como uma forma de construir uma nova realidade.

A educação financeira está relacionada à compreensão sobre poupança e investimentos. Quando a gente entende como esses produtos funcionam, consegue fazer escolhas mais acertadas para nosso bem-estar. Para que isso aconteça, é preciso desenvolver algumas competências específicas.

Parece uma tarefa difícil, porém, com dedicação e prática, os gastos podem ser inferiores às entradas com um padrão adequado de estilo de vida e aquele importante investimento para o futuro.

Com base nesse planejamento, veja algumas competências que, aplicadas apropriadamente, podem transformar a gestão financeira num ponto de equilíbrio constante: proteja seu dinheiro, controle seu orçamento, faça mais dinheiro e alavanque seu dinheiro.

Para ajudar a cumprir essas competências veja alguns passos para organizar suas finanças.

1 – Combata o consumismo – devemos evitar o consumo desenfreado de itens que às vezes nem são tão importantes assim. Em vez dessa abordagem imediatista, procure planejar a ida ao supermercado ou ao shopping com antecedência, evitando a tentação de gastar além da conta.

2 – Planeje – a planilha financeira é uma excelente ferramenta de controle das despesas. Nela, você anota todos os gastos fixos e variáveis do mês, o que ajuda a visualizar não só quanto você gasta, mas como gasta. Dessa forma, fica mais fácil identificar eventuais desperdícios, bem como cortar os custos exagerados.

3 – Prioridades – criando uma hierarquia entre as despesas, colocando as mais importantes no topo e as menos importantes na base, você terá como adequar seu custo mensal. Essa medida é obrigatória para quem tem ganhos mensais variáveis. Quando a receita for reduzida, é só cortar as despesas supérfluas e prescindíveis.

4 – Invista – quando você fizer sua escala de prioridades, depois dos gastos indispensáveis coloque os investimentos. Investimento é tudo aquilo que você adquire para aumentar seus ganhos.

Compartilhe: