O incentivo a prática de atividades físicas é uma campanha constante e atemporal e seus benefícios são amplamente conhecidos. Mas você sabia que a prática é indicada e ajuda no controle da ansiedade?
A ansiedade é uma doença que precisa ser encarada com a seriedade que ela exige. É uma doença que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo por consequência de rotinas com estresses intensos, conectividades demasiadas e várias outras questões.
São muitos os efeitos que a ansiedade pode causar no corpo e na mente, e muitas vezes a pessoa que se encontra nessa condição não percebe ou não admite seu estado. Geralmente, as pessoas que sofrem com a doença podem desenvolver, por exemplo, dificuldade de adormecer, tensão muscular, problemas de garganta, reações do fígado, sistema imunológico enfraquecido, sistema nervoso sobrecarregado e problemas de digestão.
Além do autocuidado que é fundamental para quem está nessa realidade, algumas mudanças de hábitos podem influenciar significativamente no seu estado. A prática de atividades físicas tem reações comprovadas no nosso corpo que colaboram de forma muito positiva no tratamento contra ansiedade. Além de trazer benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.
Atividades não elaboradas como corrida, caminhada ou dança, podem ser um bom início para aderir uma rotina com movimento. Mesmo fazendo os exercícios simples, existem outros mais elaborados e que podem estimular ainda mais o praticante, visto que, um exercício supervisionado, além de ser mais animador, tem um rendimento ainda maior.
Buscar ajuda ou ajudar alguém que se encontra nessa situação, pode ser o maior diferencial na vida dessa pessoal. De toda forma, é interessante ter em mente que nenhuma sugestão vai substituir o acompanhamento de um profissional da área.