Acolhimento e união: suporte da FSLF no local da prova do ENADE é aprovado por alunos e professores

No último domingo, 14 de novembro, 38 alunos concluintes do curso de pedagogia da Faculdade São Luís de França participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A experiência, que para alguns poderia ser de tensão, acabou se transformando em um momento de acolhimento e muito incentivo.

A FSLF deu todo suporte para os estudantes, montou uma tenda de apoio para os alunos em frente ao local da prova, mas além de kits lanche e de prevenção contra a Covid-19, os estudantes foram recepcionados com muita energia positiva e apoio psicológico. A iniciativa foi muito elogiada e aprovada por todos que participaram da ação.

A coordenadora do curso de pedagogia, Guadalupe Moraes, falou um pouco da importância dessa união momentos antes da realização do Exame. “Esse acolhimento tem impacto positivo, o aluno chega nervoso, a gente brinca e acolhe, então acaba motivando muito e sendo o diferencial. Esse trabalho que é feito com tanto carinho e respeito ficou muito nítido. Tivemos a participação da maioria, todos se esforçaram para estarem presentes. Apesar da tensão, o acolhimento e cuidado fizeram com que os alunos se acalmassem, interagissem e se debruçassem para o exame. Estou confiante num resultado exitoso, justamente por conta de todo esse trabalho que foi realizado no dia e nas semanas que antecederam”, declarou.

Para a aluna Rosahyarah Alves, realizar a prova ENADE foi algo bastante gratificante. Ela relatou que ter ao seu lado a equipe multidisciplinar do curso de Pedagogia da FSLF a encorajou a buscar superação diante da sua realidade. “Tenho sequelas neurológica e motora (pós-covid), sempre exercitando a minha memória, o pensamento autônomo e minha atenção, os docentes adequaram todos os conteúdos pragmáticos a minha realidade e levaram a inclusão principalmente em suas Didáticas, fazendo valer a LBI em seu artigo 27”, destacou.

A todos os alunos foi dado um suporte perfeito e quanto a mim só tenho a agradecer. “Fui levada até a porta da sala por dois professores que orientaram os fiscais como conduzir a prova comigo, foi informado que tenho espasmos musculares entre outras coisas. Foi um suporte perfeito, não tenho como agradecer todo carinho e atenção. Inclusive quero ressaltar que fui a última a sair e quando concluí lá estavam a coordenadora do curso, Guadalupe, e a psicóloga Marcela Teti, até o último momento me aguardando”, relatou.

Outra aluna que também avaliou positivamente o acolhimento foi Janielle de Queiroz Porto, que enfatizou a importância do lado humano da instituição. “Estou finalizando o curso e sinto-me honrada por fazer parte da São Luís, sempre falo que é a minha segunda casa, mas nesse período do ENADE pude confirmar e dizer que foi muito bom participar e ter conhecido a FSLF. O acolhimento dos professores e coordenadores foi espetacular e sincero. É isso que torna a São Luís de França uma instituição de responsabilidade e respeito”, afirmou.

A aluna Janielle também destacou a importância de escolher bem a instituição onde fez sua graduação. “É no final do curso que compreendemos quão importante é a escolha da instituição de ensino para nossa formação. Aprendi que companheirismo e comprometimento andam juntos. Fiz a melhor escolha em estar com essa equipe”, finalizou.