O Natal está batendo na porta e a gente já se prepara para enfiar o ‘pé na jaca’ e comer todas as delícias da ceia. Mas calma, para ter um jantar de Natal saboroso, não é preciso que ele necessariamente seja totalmente fora do que chamamos de saudável.
É importante lembrar que os componentes da ceia de natal são ricos em nutrientes. Preparações com oleaginosas, como nozes e castanhas, são ricas em proteína, garantem fonte de ômega 3, aminoácidos, selênio, zinco, magnésio, além de gerar mais saciedade. Essas vantagens também servem para as bebidas, como o vinho tinto, que é rico em resveratrol, fitonutriente que age protegendo o corpo contra infecções por fungos ou bactérias, bem como um excelente antioxidante benéfico ao nosso organismo.
Agora vamos para algumas dicas para evitar os exageros no jantar mais farto do ano:
1 – Opte por saladas – para a entrada, nada melhor do que servir uma salada bem caprichada, com muitas folhas, legumes, sementes, grãos e frutas. Elas aumentam a sensação de saciedade e desaceleram o ritmo da alimentação, prevenindo a ingestão demasiada.
2 – Maneire nas porções! – os pratos principais, sempre fartos, devem ser saboreados com parcimônia. Porções menores são ideais para manter a linha durante as festas e sempre!
3 – Substitua frituras por alimentos assados – a fritura tem seu valor e dá aquela textura diferente nos alimentos, mas, pode trazer muitos malefícios para a saúde. Por isso, substituir a preparação de alimentos fritos por assados será muito mais saudável.
4 – Mesa farta, mas sem desperdiçar – todo mundo quer mesa farta na ceia, mas não exagere. Geralmente o porcionamento calculado para festas, quando as pessoas costumam comer mais, é de 200 a 300 gramas por pessoa. Uma boa forma de conservar os alimentos e reaproveitá-los nos dias seguintes é porcionar as preparações e não levar tudo à mesa de uma única vez.
5 – Frutas na sobremesa – sei que as delícias são muitas, panetones, rabanadas e tortas. Mas que tal optar por algumas frutas? Elas são refrescantes e deliciosas, além disso, estamos numa estação rica em variedades de frutas.