Alunos do 4º e 5º período do curso de Fisioterapia da Faculdade São Luís de França fizeram parte de uma atividade extensionista que contou com a participação da médica Rute de Oliveira F. Borges e do professor da disciplina Semiologia em Fisioterapia, Igor Larchert Mota. A Roda de conversa ocorreu no dia 30 de março e fez parte do cronograma de extensão da FSLF, o tema escolhido foi ‘Semiologia Médica para Estudantes de Fisioterapia’.
Na oportunidade, houve discussões sobre a avaliação clínica médica e debates sobre a associação com a avaliação fisioterapêutica na perspectiva multidisciplinar da saúde. De acordo com o professor Igor Larchert, a parceria teve como motivação tentar reduzir as ansiedades e sanar as dúvidas quanto a prática da anamnese e , principalmente , o exame físico clínico. “Não obstante, o principal objetivo desta roda de conversa foi traçar um paralelo entre a avaliação médica e a fisioterapêutica”, afirmou.
Para o professor de Fisioterapia, a atividade extensionista agrega muito valor de conhecimento aos alunos. “Há compartilhamento de experiência prática e conteúdo teórico adquirido. Além disso, inova a educação na perspectiva de uma saúde humana interdisciplinar e multiprofissional”, explicou.
Existe a previsão de outra atividade de extensão para segunda unidade cuja proposta será um fórum com a participação de um médico cardiologista e um fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória.