Ao longo da faculdade nos deparamos com muitos textos, livros, artigos, é informação que não acaba mais. A impressão que temos é que tudo é muito importante e que temos que memorizar e absorver o máximo de conteúdo. Bate aquele desespero, pois achamos que não vamos conseguir assimilar tudo, mas calma! Existem algumas dicas que podem te ajudar:
– Prática distribuída – consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só. Pesquisas mostram que um tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intercalando com períodos de descanso.
– Estudo intercalado – é o que chamamos de rotação de matérias. Pesquisas mostram sem mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória. O principal benefício da intercalação é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.
– Teste prático – simular é o melhor caminho. Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem.
– Resumos – resumir os pontos mais importantes de um texto com as principais ideias sempre foi uma técnica quase intuitiva de aprendizagem. Essa forma de estudo é muito útil em provas escritas.