Para quem quer tirar um dia de conexão com a natureza, um passeio ao município sergipano de Brejo Grande pode ser a pedida perfeita. Distante 137km de Aracaju, localizado no território do Baixo São Francisco, Brejo Grande é cenário de beleza e privilegiado com ilhotas fluviais e exuberante diversidade da fauna e flora brasileira.
O farol do Cabeço é o símbolo da região, mas em alguns passeios já não é mais possível vê-lo por conta do avanço das águas do oceano, que cada vez mais transforma parte do leito do rio de água doce em água salgada do mar. O farol fica dentro da água e possui apenas uma ponta descoberta. As praias fluviais e dunas, além de restingas de mangue, também são atrações da localidade.
Para fazer os passeios pelo Velho Chico é só chegar na sede municipal, no atracadouro, onde é possível fretar embarcações que vão desde catamarãs, veleiros e pequenas embarcações, neles inclusos serviços de bar.
A parada para o banho, o surfe nas dunas e a compra de artesanato em barraquinhas num banco de areia fazem parte da programação do passeio. Na hora de escolher o que comer, o siri e guaiamum são a dica. A culinária baseia-se nos pratos com crustáceos e mariscos e para adoçar o passeio, os doces caseiros e cocadas são a pedida.
Dica
A cidade é pequena e ainda não possui muitas pousadas e instalações para pernoite, por isso, o ideal é fazer um bate e volta. Se você não quiser ir de carro, uma opção é procurar uma agência de turismo, muitas delas oferecem o passeio para a localidade.