Não é mais novidade que existe uma forma mais criativa de apresentar o seu currículo além do molde do curriculum vitae. O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, seu objetivo é conectar pessoas a empresas e a outros profissionais, sendo eles de sua área de atuação ou não.
Apesar de também ser uma rede social, sua dinâmica é totalmente diferente das redes de entretenimento mais populares. Mas para se enquadrar e ficar bem na fita, algumas dicas muito úteis que podem te ajudar na apresentação do seu perfil na plataforma. Confira:
· Trabalhe a foto do seu perfil
Entender o objetivo da rede social é fundamental para personalizar o seu perfil de maneira coerente. O ideal é uma imagem que representa você como profissional, aposte em uma foto que transmita essa mensagem, que possa ser levada mais a sério. Essa será a primeira impressão que você vai passar, capriche!
· Crie um bom resumo
Se a foto do perfil vai ser a primeira impressão, o resumo, com certeza, vai validar isso. Esse é o espaço para você “vender” a sua imagem. É nesse espaço que você pode prender ou perder o interesse dos recrutadores, então aproveite o espaço.
Descreva quais são as suas metas profissionais e algumas das suas principais conquistas. Abuse da criatividade e faça o melhor resumo sobre você!
· Mantenha as informações atualizadas
Além de causar boas primeiras impressões, as informações precisam estar alinhadas ao perfil que você está promovendo.
O perfil é uma espécie de vitrine, onde os interessados só farão contato se as informações disponíveis estiverem atendendo as expectativas. A não atualização de informações pode impedir de alcançar um destaque ou reconhecimento maiores.
· Personalize o seu URL
Com uma URL mais simples, você facilita a vida de quem busca por você no LinkedIn e, consequentemente, demonstra preocupação com o visual do seu perfil.
Para isso:
1. Faça o login e acesse as configurações de sua conta;
2. Clique em “editar seu perfil público”;
3. Em “URL de perfil público” clique em “personalize a URL de perfil público”;
4. Opte por nomes que sejam fáceis de as pessoas reconhecerem seu endereço virtual;
5. Clique em “definir URL personalizada”.
· Construa uma verdadeira rede de contatos
Visitar outras páginas, se colocar à disposição para conversas profissionais, recomendar amigos e outros profissionais para aumentar a sua visibilidade, participar de grupos para um networking mais completo e manter contato com pessoas relevantes para a sua vida profissional é uma forma muito produtiva de manter uma rede de contatos ativa.