Cada vez mais a criatividade é vista como um diferencial no mercado de trabalho. A boa notícia, é que ao contrário do que muita gente pensa, essa é uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada.
No ambiente de trabalho, a criatividade pode ser descrita como a capacidade e talento para criar, inventar e inovar, apresentando soluções inteligentes para os mais variados desafios.
A criatividade é uma habilidade extremamente valorizada por recrutadores de grandes empresas. E agora que você já sabe que ela pode ser exercitada, separamos algumas dicas para que você possa desenvolver ainda mais o seu lado criativo.
1 – Tenha novas experiências – quanto mais curioso você for, mais criativo você pode ficar. Ser criativo está associado à fluência e flexibilidade de ideias. Então, assista um filme diferente daqueles que você já está acostumado, leia livros e escute músicas de estilos variados ao de costume, incentive seu cérebro a experimentar coisas novas.
2 – Crie uma rotina – assim como condicionamos nossos músculos como uma rotina de exercícios, nossa criatividade também precisa ser exercitada constantemente. Ter uma rotina é fundamental para que se tenha tempo de ser criativo. Meditar, dormir e fazer exercícios físicos permitem que o corpo e a mente fiquem ativas para que a criatividade possa acontecer.
3 – Caderninho nas mãos – estamos o tempo todo pensando várias coisas e é quase impossível memorizar todas as ideias que surgem. Por isso, tenha sempre um caderno e caneta para anotar suas reflexões.
4 – Permita-se errar – o medo de errar limita o processo criativo. Nesse ponto, é preciso compreender que, mesmo que algo não saia perfeito na primeira tentativa, é possível aprender e melhorar sempre.
5 – Leia sobre o assunto – existem diversos livros sobre o assunto e consumir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de entender melhor como as mentes criativas funcionam.