Confira algumas dicas para se adaptar ao ensino híbrido

Os tempos mudam e, com esses tempos, surgem as necessidades. Vivemos em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, dessa forma, atividades, trabalho e estudos vão se direcionando para o ambiente online. Prova disso é o ensino híbrido, que ficou evidente com a pandemia, mas que vem crescendo e conquistando professores e alunos por conta da sua flexibilidade.

Embora seja uma boa opção para alguns, outros ainda sentem muita dificuldade ao se adaptar. Portanto trouxemos algumas dicas que podem servir na hora da adaptação desse novo modelo de ensino, confira algumas delas:

Estabeleça um bom local para estudar- Esse local pode ser em uma escrivaninha no seu quarto, em um cômodo separado. O importante é manter a rotina de estudos sempre no mesmo local para desenvolver e estabelecer um hábito. Além disso, um ambiente silencioso irá facilitar a concentração. O cômodo necessita ter acesso constante à internet. Lembre-se de informar aos outros moradores da sua casa que você precisa de silêncio para se concentrar em suas atividades estudantis.

Não deixe de cumprir os horários- Para ter uma rotina de estudos, é importante manter os horários de estudo presenciais também nas aulas e atividades on-line. Desta forma, você estimula a mente e o corpo a se habituarem a focar naquele momento de estudos e cumprir com as obrigações.

Saiba separar um momento para cada tarefa- O ensino híbrido mescla atividades on-line e presenciais, assim, é comum que alguns alunos se dispersem entre uma modalidade e outra. Para evitar essa situação, realize todas as atividades, sejam elas presenciais ou EAD, da mesma maneira. Anote dúvidas e pergunte sobre tudo o que não sabe, encarando todos os momentos do ensino híbrido com seriedade e atenção.

Tenha controle do seu calendário de demandas e entregas– É preciso saber conciliar todas as atividades. Deste modo, organize em uma agenda ou calendário as entregas programadas das suas matérias e não deixe nada atrasar. Caso aconteça algum atraso, é importante deixar seu professor ciente do problema para que ele possa te auxiliar determinando um novo prazo para as entregas.

Mantenha o contato com colegas e professores Além de ter contato em atividades presenciais, é importante estabelecer comunicação com professores e outros alunos durante as aulas on-line. E-mails, aplicativos de mensagens e plataformas interativas são alternativas necessárias para sanar dúvidas ou receber apoio, sem precisar sair de casa.