MENU
Menu Principal

Confira algumas práticas rápidas para reduzir o estresse durante o trabalho


às 20h31
Compartilhe:

O dia a dia corrido de trabalho e estudo às vezes acaba sendo desculpa para não tirarmos um tempinho para cuidar da nossa saúde mental. Mas é justamente esse corre corre diário que torna ainda mais necessário esse momento dedicado a nós.

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode meditar durante o seu trabalho e aliviar um pouco do estresse. Apesar de a prática tradicional pedir um espaço e condições adequados, é possível recorrer a técnicas meditativas em qualquer local e horário. Muitas vezes, bastam alguns minutos, na própria mesa, para alcançar os benefícios da prática, que vão desde alívio de estresse e controle da ansiedade até melhoras na produtividade e na performance profissional.

Veja algumas técnicas:

1 – Meditação na cadeira: pode ser feita durante pausas no dia a dia, sem necessariamente ter que sair do espaço de trabalho. Também é recomendada após o almoço, antes de retomar o expediente.

Como fazer: sente-se com a coluna ereta e feche os olhos, suavemente. Preste atenção ao que sente internamente e no entorno, deixando a mente livre e o coração tranquilo. Comece a perceber as sensações do corpo, tipos de sons externos e internos, bem como quais sentimentos, pensamentos e expectativas estão presentes. Apenas permita que eles venham e vão, que subam e desçam, como ondas do mar.

2 – Observando a respiração: para se acalmar e clarear a mente. A oxigenação correta, faz com que o cérebro fique menos estressado e cansado.

Como fazer: sente-se confortavelmente e mantenha a coluna ereta. Os olhos devem ser mantidos fechados ou entreabertos. Faça algumas respirações profundas e lentas e concentre-se na respiração da ponta do nariz.

3 – Mantras: esta prática pode ser feita durante algum percurso, em qualquer momento da rotina do trabalho.

Como fazer: na prática do mantra, o objetivo da meditação é o próprio mantra. O som pode ser entoado mentalmente ou mesmo de forma verbal. Comece com algumas respirações mais profundas e, na sequência, basta ressoar o mantra escolhido.

Compartilhe: