Confira cinco dicas de leitura para alunos de pedagogia

Hoje as dicas de leitura são para os estudantes de Pedagogia. Separamos algumas obras, acadêmicas ou não, que vão ajudar a entender melhor a profissão. A leitura faz parte da pedagogia e além dos temas que envolvem as diferentes áreas de atuação nessa carreira, é importante que o estudante esteja por dentro dos temas que são debatidos na sociedade.

Confira as dicas e boa leitura!

1 – Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) – este é um dos clássicos da área. Neste livro, o autor apresenta as relações da estrutura social e indica os caminhos para o entendimento da pedagogia, analisando os fatores que influenciam o aprendizado. Lançada em 1974, a obra é uma das fundadoras da pedagogia crítica.

2 – A Importância do Ato de Ler (Paulo Freire) – outra obra do escritor Paulo Freire, o livro questiona a valorização da educação em país onde o hábito de leitura é deixado de lado pelo povo.

3 – Conversa com Quem Gosta de Ensinar (Rubem Alves) – a obra traz uma série de crônicas abordando temas, como vocação, comunicação, preparação profissional e atuação com pessoas com necessidades especiais . Os textos reproduzidos no livro trazem a perspectiva de educadores brasileiros.

4 – Eu Sou Malala (Christina Lamb e Malala Yousafzai) – a autobiografia conta a história de uma garota de 15 anos que quase perdeu a vida defendendo o direito à educação em meio ao regime Talibã. A obra é um ótimo exemplo sobre a importância do aprendizado e seu poder transformador. Esse livro também tem uma versão infantil, dessa forma, o pedagogo pode aplicar a leitura também para as crianças.

5 – Mídia e Educação (José Marques de Melo e Sandra de Fátima Pereira Tosta) – os autores tratam dos precursores da mídia-educação no Brasil, da legislação sobre o magistério e do papel social da educação e da mídia, instrumentos fundamentais de transformação, mobilização e informação.