Manter uma rotina de estudos não é fácil, precisamos otimizar o tempo, organizar o ambiente que vamos estudar, alternar com momentos de lazer, e ainda manter uma alimentação adequada.Isso mesmo, muita gente não sabe, mas uma alimentação saudável, beneficia também na qualidade dos nossos estudos.
Incluindo os alimentos certos em nosso cardápio é possível melhorar a memória, ter mais disposição para encarar os livros e controlar a ansiedade. Para ajudar na escolha de alimentos que turbinam os estudos resolvemos dar algumas dicas, fique ligado!
Memória de elefante
Se o seu problema está em memorizar ou se concentrar, seguem aqui alguns alimentos que podem dar um ‘up’ na sua memória.
– Espinafre, brócolis e companhia – as hortaliças de coloração verde-escura concentram um mix de substâncias parceiras do sistema nervoso.
– Abacate – o fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios.
– Tomate – além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.
– Ovos – A gema do ovo possui uma substância chamada colina, um nutriente do complexo B. Ela participa da formação de um neurotransmissor – a acetilcolina – que atua regularizando a memória, além de favorecer outras atividades de cognição.
– Uva – que tal um suco de uva geladinho? A fruta é um potente antioxidante . Além disso, a uva é fonte de vitaminas do complexo B, C, K e E, além dos minerais cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio, componentes que ajudam na memória e a deixar o cérebro ativo.
Xô, preguiça!
Agora, se você quer ter mais energia e disposição nos estudos, veja os alimentos que podem dar aquela forcinha.
– Açaí – esse é um alimento rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, só cuidado com os exageros, pois ele é bem calórico e pode acabar causando ganho de peso se consumido em excesso.
– Água de coco – a bebida possui magnésio e potássio, substâncias que auxiliam na redução do cansaço.
– Banana – a fruta é rica em carboidratos, vitaminas e minerais, além de proporcionar mais energia para o corpo, a banana também traz sensação de saciedade por mais tempo.
– Oleaginosas – são gorduras do bem, que proporcionam um bom funcionamento para o organismo. São elas: nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, entre outras.
No stress!
– Laranja – que é uma fruta rica em vitamina C, todo mundo já sabe, mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de vitamina reduz o cortisol, o hormônio do estresse.
– Proteínas – As carnes e os peixes magros contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade.
– Chocolate amargo – rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a ansiedade.
– Camomila – para quem é adepto aos chás, a dica é o chá de camomila, ele apresenta propriedades relaxantes, ajudando na insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo.