Confira o que não fazer na hora de elaborar o seu currículo

Na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho todo candidato quer impressionar, e o primeiro contato do recrutador com o futuro contratado será o currículo, por isso, todo cuidado na hora de fazer o seu. Na busca para causar uma boa impressão não vale tudo e tem algumas informações ou falta delas que podem te prejudicar.

Falar sobre esse assunto é sempre muito válido, já que é através do currículo que os recrutadores conhecerão, em poucas linhas, sobre sua formação e experiências. Para evitar que você cometa erros primários que podem excluir o seu currículo do processo seletivo, preparamos algumas dicas do que NÃO pode acontecer na hora de preparar o seu currículo.

1- Não colocar o objetivo profissional – não colocar essa informação pode parecer que o candidato não tem foco;

2 – Mentiras – todo mundo sabe que mentira tem perna curta, e quando ela é contada no currículo não é diferente, podendo até causar problemas mais graves. Caso a empresa, após a contratação, descubra que as informações são falsas, poderá demitir você por justa causa;

3 – Muita informação – o que os recrutadores querem ver no currículo são informações que sejam relevantes para conhecer o candidato. Dados em excesso ainda é um dos erros no currículo visto com frequência. Sendo assim, informar CPF / RG / PIS, ou mesmo o número da carteira profissional é desnecessário.

4 – Falta de informações para contato – esse é um erro primário, mas que acontece com frequência. Essa falta de informação pode desclassificar o candidato, porque caracteriza falta de interesse em verificar se os próprios dados pessoais estão descritos de forma correta.

5 – Falta de ordem nas experiências profissionais – seja organizado. Quando for colocar suas experiências profissionais e cursos de formação nada de bagunça. Coloque na ordem cronológica e somente o que for relevante.

6 – Incluir foto no currículo – com o maior acesso aos meios digitais e a popularização das redes para profissionais, tornou-se bastante popular o uso de fotos nos currículos. No entanto, exceto em processos seletivos onde a aparência é importante (como de atores e modelos), a foto é um detalhe totalmente dispensável. Muitos recrutadores não só preferem receber os currículos sem foto como avaliam como pouco profissional aqueles candidatos que enviam currículos com foto.