Conheça algumas características importantes para o estudante de Nutrição

A faculdade de Nutrição é uma das mais procuradas na área da Saúde e isso se deve ao aumento da demanda no mercado, influenciado pela mudança do comportamento da população, que vem buscando mais qualidade de vida. Mas para exercer a profissão, é preciso que o estudante tenha algumas características em seu perfil ou que desenvolva alguns atributos.

O mercado de trabalho na Nutrição é amplo, por isso, exige mais do que habilidades técnicas. Confira alguns atributos indispensáveis para se desenvolver ao longo da graduação, a fim de garantir as melhores oportunidades depois de formado.

1- Gostar de lidar com o público – as áreas de saúde pedem esse convívio bem próximo. Alguns pacientes nem sempre vão cumprir à risca suas indicações e será preciso paciência para prosseguir com o tratamento. Além disso, se o profissional for trabalhar em restaurantes e hospitais, por exemplo, vai precisar trabalhar em equipe, lidar com opiniões diferentes e trazer o melhor para o público a partir dessas discussões.

2- Ser bom ouvinte –  quem trabalha diretamente com pacientes, vai ouvir muitas histórias, medos e dificuldades. É preciso ouvir e saber conversar, mostrando o que essas pessoas precisam fazer com empatia. Os distúrbios alimentares são uma realidade hoje em dia, como anorexia, vigorexia e bulimia. Certamente você terá pacientes que sofrem com essas doenças.

3 – Não necessariamente precisa saber cozinhar – na faculdade você vai encarar matérias em que vai precisar se desenrolar na cozinha, mas essa qualidade não vai fazer você melhor na profissão.

4 – É preciso ser curioso – é importante você saber tudo que há de novo na área da nutrição para assim poder oferecer as melhores opções para seu paciente.

5 – Tenha soft skills variadas – boa formação acadêmica é essencial, mas hoje em dia o mercado também exige que os profissionais tenham outras características, as chamadas soft skills, são elas: empatia, inteligência emocional, flexibilidades, entre outras.