O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e o profissional precisa se reinventar ou desenvolver características que vão além das técnicas e teorias que regem a profissão. Ao se antecipar às tendências e buscar o aprimoramento profissional, atento às competências exigidas pelas empresas é possível atender às demandas e garantir o seu espaço.
É importante lembrar que quando se fala em profissional do futuro, não está se destacando as profissões que vão ganhar espaço nos próximos anos, mas sim habilidades que farão a diferença em todos os setores.
Sabendo disso, separamos algumas dessas competências que devem ser priorizadas:
1 – Inteligência emocional – nesse ponto se destaca a capacidade de lidar e administrar emoções. No dia a dia das empresas, isso significa conseguir controlar o lado emocional em momentos críticos, receber críticas e feedbacks de forma apropriada. Além de se relacionar com a equipe e clientes de forma equilibrada e empática.
2 – Senso estratégico – esse ponto trata de se manter atualizado, de olho nas novidades e tendências do mercado. Nesse ponto também se destaca a capacidade de pensar em soluções para problemas que estão começando a surgir e em alternativas que mantenham as empresas competitivas.
3 – Comunicação eficiente – essa é uma das habilidades mais importantes, pois colaboradores que conseguem se comunicar de forma eficiente são fundamentais. Essa competência consegue garantir organização, diálogos produtivos, fluxos adequados e a integração das equipes.
4- Autoconhecimento – o profissional do futuro deve entender os próprios pontos fracos, fortes e características pessoais. Em sua atuação profissional, essa característica serve para dar prazos realistas a clientes, assumir responsabilidades e assim por diante.