Conheça algumas disciplinas estudadas no curso de Fisioterapia

A área da saúde é sempre bastante procurada entre os estudantes que desejam ingressar no ensino superior e o curso de Fisioterapia está entre os mais procurados. Principalmente após a pandemia de Covid-19 houve um aumento na demanda por estes profissionais, que acabaram ficando em evidência no tratamento da doença dentro dos hospitais e também no pós- covid.

Se você pensa em seguir neste segmento saiba que as áreas de atuação dentro da fisioterapia são diversas, por isso, as matérias na graduação são bastante diversificadas. Para quem está pensando em ingressar na faculdade é interessante saber um pouco sobre o que será estudado durante os anos de curso.

1 – Anatomia do aparelho locomotor – aprender sobre o corpo humano é essencial para o fisioterapeuta. Isso porque o profissional atua diretamente com o corpo dos pacientes, ajudando a desenvolver ou a tratar algo que não está correto. Como o profissional trabalha principalmente com a movimentação, o foco dessa disciplina de Fisioterapia é estudar de forma mais profunda o aparelho locomotor do corpo humano.

2 – Genética – Outra matéria que não pode faltar na área de Saúde. É a partir do estudo da genética que é possível entender as razões e as causas para muitos problemas, sejam eles relacionados diretamente com a fisioterapia ou não.

3 – Fisioterapia em ortopedia e traumatologia – o conteúdo dessa disciplina pode ajudar prevenindo e tratando problemas ósseos que comprometam a movimentação,assim como aqueles que afetam ligamentos e articulações. Além disso, a disciplina também abrange o tratamento em casos de ossos quebrados e de acidentes semelhantes. Por serem duas áreas amplas,algumas faculdades oferecem os temas em matérias separadas.

4 – Fisioterapia em UTIs – a partir dessa aula, o futuro fisioterapeuta estará preparado para atender indivíduos com locomoção limitada pelo tratamento intensivo, a fim de auxiliar na manutenção de movimentos e evitar problemas relacionados à falta de movimentação. Além disso, o aluno também aprenderá sobre as possíveis complicações clínicas em casos graves para saber quais medidas tomar.

5 – Órteses e próteses – nesta matéria, o aluno entenderá quais as melhores formas de cuidar e de auxiliar um paciente que utiliza uma órtese ou uma prótese, ajudando, inclusive, na adaptação do indivíduo com essa nova realidade.

6 – Fisiologia Humana – nessa disciplina se estuda sobre o funcionamento normal dos seres vivos, assim como os processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas.

7 – Patologia – é uma disciplina que vai mostrar aos estudantes os mecanismos básicos das principais doenças que acometem os seres humanos.

E se a sua escolha for pela Fisioterapia, o próximo passo é escolher uma instituição de ensino que te ajude nessa caminhada. Na Faculdade São Luís de França você encontra a melhor estrutura com laboratórios modernos e uma equipe de professores capacitada e qualificada. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.