Já ouviu falar em habilidades interpessoais? Certamente sim, em alguma roda de amigos, de algum professor ou até mesmo no ambiente de trabalho. No mundo corporativo essas habilidade são essenciais, uma vez que elas permitem que tenhamos um melhor relacionamento com as pessoas, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável e proporciona bons resultados.
Essas capacidades reúnem habilidades pessoais, sociais, de comunicação, personalidade, atitudes e características profissionais, e o melhor, mesmo que você ache que não tem nenhuma delas, é possível desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las.
O primeiro passo é reconhecer as habilidades que você tem para aprimorá-las e em seguida entender quais as características que você não tem e precisa desenvolver. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre algumas dessas habilidades:
Ter empatia – no trabalho e na vida, devemos ter empatia. Para isso você deve se colocar no lugar dos seus colaboradores e colegas, dessa forma é possível dar sua opinião de maneira mais acertada de acordo com o perfil de cada um.
Boa comunicação – é importante desenvolver tanto a comunicação verbal, quanto não-verbal. Para uma comunicação verbal eficaz você deve falar calmamente e levando em consideração as opiniões dos demais. Por outro lado, a boa comunicação não-verbal se dá por meio do contato visual, postura e voz que conseguem indicar sua intenção.
Negociar – uma habilidade importante é saber negociar, pois isso permite que você se comunique melhor dentro da sua empresa e ao mesmo tempo encontre soluções.
Inteligência emocional – nada mais é do que ter a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros.
Cordialidade – é o ato de se comunicar e tratar a todos de forma respeitosa, o que mostra consideração à equipe e facilita a formação de boas relações interpessoais.