Concorrer a uma vaga de emprego traz muitas dúvidas para o candidato. Queremos sempre mostrar o nosso melhor e impressionar o recrutador, e essa missão pode ficar mais fácil se conhecermos alguns fatores que influenciam na decisão deles.
Ao entender as prioridades dos recrutadores, os profissionais podem se preparar para apresentar a sua trajetória com maior sucesso durante o processo. Outro ponto importante, enquanto muitos acreditam no poder do QI (quem indica), uma pesquisa mostrou que a indicação por pessoas da empresa ficou em sétimo lugar no ranking de fatores que mais influenciam na hora de preencher uma vaga.
Então fique atento aos pontos que mais influenciam e se prepare para próximas entrevistas:
1 – Experiência – o principal requisito a ser avaliado em qualquer processo seletivo é a experiência na área. Para as empresas, é importante que o profissional já tenha pelo menos um conhecimento básico.
2 – Demonstre interesse – demonstrar entusiasmo durante o processo seletivo é um forte aliado para o seu sucesso para a contratação. Diga, durante a entrevista, que a oportunidade é animadora e que se sente animado para realizar as atividades propostas para a vaga.
3 – Formação acadêmica – é muito valorizado que o candidato tenha formação em uma área específica, tornando-se até mesmo requisito para a contratação. Mantenha todas as informações relevantes sobre sua formação atualizadas no currículo, informando nome do curso, instituição e período de realização do mesmo.
4 – Bons relacionamentos – cada vez mais as empresas buscam candidatos que tenham habilidades sociais. Manter um bom relacionamento interpessoal com antigos colegas de trabalho e com a chefia é fundamental não só para uma convivência saudável, mas também como critério para os recrutadores darem preferência.