Todo mundo é introvertido de alguma forma, pelo menos em um pequeno grau. Hoje em dia, é bastante fácil controlar o seu tipo de personalidade através de questionários on-line ou avaliações mais extensas.
Pessoas introvertidas normalmente acabam descobrindo que são, de fato, introvertidas depois da adolescência ou durante a mesma. Vale ressaltar que não há nenhum problema nisso, a não ser que o seu nível de introversão prejudique o seu bem-estar. Nesse caso é preciso procurar ajuda profissional.
Conhecer o tipo de introversão que você possui é algo muito importante. São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.
1- Introvertido social – são pessoas que geralmente preferem trabalhar sozinhas, são aquelas mais quietas e reservadas. Uma de suas características é fazer coisas sem chamar a atenção de um grupo de pessoas.
– Profissões – Para quem tem essas características, seguem algumas dicas de profissões: treinador de animais, intérprete ou tradutor, chefe de cozinha, desenhista industrial, administrador de bancos de dados, entre outras.
2 – Introvertido contemplativo – são pessoas que normalmente preferem viver totalmente “inseridas” em seu mundo. Por isso, constantemente são pegas conversando consigo mesmas e até mesmo distraídas no meio de uma conversa.
– Profissões – as dicas de profissão são: desenvolvedor de web, artista plástico, designer de jogos, designer gráfico, engenharia civil, designer de interiores, entre outras.
3 – Introvertido ansioso – pessoas tendem a ter certa dificuldade de trabalhar em equipe, como também tem dificuldade para lidar com situações sociais que envolvam muitas pessoas.
– Profissões – veja as profissões que podem dar certo com pessoas nesse perfil: editor, estatístico, contador ou auditor, técnico de laboratório médico ou tecnólogo.
4 – Introvertido contido – são pessoas que normalmente têm muita dificuldade em se comunicar quando se sentem desconfortáveis. Também é uma pessoa que normalmente observa mais as coisas à sua volta, do que o normal, sempre procurando refletir sobre as coisas que acontecem.
– Profissões – Vejas as profissões: analista de gestão, analista de pesquisa de mercado ou especialista em marketing, antropólogo ou arqueólogo; bioquímico e biofísico, biólogo da vida selvagem.