MENU
Menu Principal

Cultura: conheça a festa de Nosso Senhor dos Passos, patrimônio Imaterial Sergipano 


às 16h15
Compartilhe:

A editoria de cultura desta semana vai falar de uma importante manifestação de cultura e fé sergipana, a festa de Nosso Senhor dos Passos, que acontece há mais de 200 anos no município de São Cristóvão. O evento, que leva milhares de fiéis até a cidade, acontece sempre no segundo final de semana após o carnaval.

As missas, cortejos, procissões, cantatas, momentos de oração e uma gama de atividades em torno do santo católico, marcam a programação dos três dias de festa, que neste ano acontece nos dias 03, 04 e 05 de março. Se você gosta de estudar história e saber mais sobre manifestações religiosas, essa é uma excelente oportunidade de reunir os dois temas, já que toda a programação acontece nesta importante cidade histórica, que teve seu conjunto urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre a origem da Romaria, conta a lenda que começou depois do resgate do Senhor dos Passos do rio Paramopama. Relatos dos séculos de XIX, escritos pelo memorialista Serafim Santiago, contam que um pescador encontrou um caixote de madeira com a descrição: ‘À cidade de Sergipe Del Rey’. O caixote teria naufragado junto a embarcação que o conduzia.

Na Igreja do Carmo Menor fica a imagem original de Senhor dos Passos, que divide o altar com Nossa Senhora da Conceição. A imagem só deixa a igreja durante a Quaresma para participar da Romaria.

Reconhecida como Patrimônio Imaterial Sergipano, a festa religiosa se caracteriza como um dos eventos mais importantes do calendário sergipano, atraindo fiéis de todos os cantos para uma programação intensa de missas e procissões.

Compartilhe: