MENU
Menu Principal

Cultura: tapetes de Corpus Christi são tradição no município de São Cristóvão 


às 17h33
Compartilhe:

Neste dia 08 de junho será celebrado o dia de Corpus Christi, a data é comemorada sempre 60 dias após a Páscoa e celebra o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Aqui em Sergipe, mais especificamente no município de São Cristóvão, a data além de ser uma manifestação religiosa, também representa uma manifestação importante da cultura local.

Na cidade, a data é um momento de cooperação, onde moradores se voluntariam em prol da tradição, para manter viva a tradição secular da confecção dos tapetes que cobrem nove ruas do Centro Histórico para dar passagem ao Santíssimo, que é reverenciado pelos fiéis em procissão. 

Neste ano, a organização do evento prevê que serão 1200m de tapetes, confeccionados com derivados de madeira inutilizável, como maravalha e pó de serra, além do sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez.

Todos os tapetes serão ilustrados com vários símbolos que representam temas importantes e urgentes na sociedade, como sustentabilidade, energias renováveis, educação, meio ambiente, redução das desigualdades, além do símbolo da Unesco e dos desenhos, que vão ocorrendo de acordo com a criatividade dos colaboradores.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem europeia e chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.

Compartilhe: