MENU
Menu Principal

Destrinchando a Enfermagem: enfermeiro do trabalho


às 14h12
Compartilhe:

Nesta semana chegamos ao final da série educativa Destrinchando a Enfermagem, que ao longo de algumas semanas mostrou diversas possibilidades de atuação para os profissionais que escolhem essa profissão.

Para encerrar vamos falar sobre a enfermagem do trabalho. Nesse segmento o enfermeiro presta atendimento ambulatorial para colaboradores de empresas e grandes corporações. Ele também é o responsável por reconhecer as dificuldades do dia a dia para, com isso, idealizar rotinas de prevenção.

Além disso, o enfermeiro com essa especialização tem a função de conscientização, para que todos tenham mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Outra atribuição permitida a esse profissional é a realização de exames iniciais para encaminhamento médico.

Para trabalhar nessa área é preciso passar por uma especialização. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a grade curricular da especialização inclui disciplinas como: políticas públicas de Saúde do Trabalhador; saúde ambiental e meio ambiente ocupacional; atendimento às doenças ocupacionais; toxicologia ocupacional; educação em saúde ocupacional; aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho; atendimento aos acidentes do trabalho, e segurança e higiene do trabalho.

Na próxima semana iniciaremos a série Destrinchando a Pedagogia, mostrando várias possibilidades de atuação dentro da profissão. Fique atento ao nosso Portal e não perca nossas dicas! 

Compartilhe: