O Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo foi comemorado no dia 08 de janeiro. E que tal saber um pouco mais das curiosidades sobre a profissão e também sobre a fotografia. Atualmente com as redes sociais, as fotos se tornaram algo natural e fazem parte do dia a dia, tudo merece um registro e é facilmente clicado pelas lentes do celular, mas nem sempre foi assim.
Já houve tempo das fotos reveladas e das câmeras gigantescas. A maior câmera do mundo é conhecida como Mammoth Câmera (câmera mamute) e foi inventada pelo George Raymond Lawrence e construída pelo J. A. Anderson. Na época custava 5.000dólares, pesava 640kg e precisava de 15 homens para mover e operar a câmera.
A profissão de fotógrafo atualmente lida com ferramentas digitais, mas, apesar da evolução das tecnologias, a fotografia analógica ainda é utilizada por muitos fotógrafos. Esse profissional pode trabalhar com fotos de pessoas e eventos, com publicidade para campanhas de Marketing ou de Moda, de acontecimentos e fatos históricos,fotografias artísticas, entre outras categorias.
O mundo da fotografia tem muitas curiosidades interessantes, separamos algumas delas:
1 – A mais cara do mundo – a fotografia mais cara do mundo foi vendida pela bagatela de 6,5 milhões de dólares. Esse recorde é do fotógrafo e paisagista Peter Link, com sua foto que se chama “Phantom” (fantasma). Leva esse nome devido a semelhança a um fantasma, criada pelo efeito da luz ao incidir na poeira do interior do Canyon.
2 – Mais famosa – essa você já deve ter visto. A foto mais conhecida foi tirada pelo Charles “Chuck” O’Rear, ele foi o responsável por tirar o famoso papel de parede padrão do Windows XP, e que a Microsoft chamou de “Bliss”.
3 – Olhos vermelhos – todo mundo já tirou uma foto e saiu com os olhos vermelhos, isso acontece devido a nossa pupila estar bem dilatada e ao disparar o flash, a luz entra em nossos olhos e reflete os vasos sanguíneos de nossa retina.
4 – A número um – a primeira fotografia do mundo foi registrada em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce.A imagem é resultado de oito horas de exposição com a vista da janela de Niépce, para a comunidade francesa Le Gras.